Por que 4G e 5G ficaram instáveis após vendaval em SP; Claro, Vivo e TIM estão entre as afetadas


5G
Reprodução/TV Globo
As operadoras Claro, Vivo e TIM registram instabilidade no sinal de internet por conta do vendaval que atingiu a cidade de São Paulo na quarta-feira (10). Clientes relataram que, além da falta de luz e de água em várias regiões, houve quedas no sinal de 4G e 5G.
A falha no sinal de internet foi confirmada pela Conexis Brasil Digital, associação que representa as operadoras Claro, Vivo, TIM, Oi, Algar Telecom e Sercomtel.
"Clientes de algumas regiões da cidade de São Paulo podem ainda enfrentar instabilidade nos serviços de telecomunicações devido à ventania que atinge a cidade, causando quedas de árvores e o desabastecimento da rede de energia por tempo prolongado", disse a associação.
Segundo a Conexis, "equipes seguem atuando para restabelecer o serviço no menor tempo possível, assim que os pontos afetados sejam liberados e a energia restabelecida pela concessionária".
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Energia oscilando: saiba como proteger os eletrônicos sem precisar tirar da tomada
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que operadoras foram afetadas devido à queda de energia, e não por impactos em infraestruturas de antenas e cabos.
"Embora tenham sido acionadas alternativas de alimentação, como o uso de geradores, a duração prolongada da interrupção de energia acabou comprometendo a continuidade do serviço", disse a agência.
A instabilidade gerou muitas reclamações de clientes que, sem energia para acessar a internet fixa, contavam com o sinal de internet móvel.
"Ao que tudo indica, os ventos levaram o 5G da cidade de São Paulo", disse uma usuária nesta quinta-feira (11). "4G e 5G lamentáveis num dia em que São Paulo está um caos", disse outro, na quarta-feira (10).
LEIA TAMBÉM:
Menores de 16 anos terão que vincular suas redes sociais com as de seus pais; entenda regra
'Vejo você em 4 anos': adolescentes na Austrália se despedem das redes antes de proibição
Como quedas de energia afetam 4G e 5G?
Um dispositivo que se conecta a redes como 4G ou 5G depende da presença de uma torre de internet (ou estação rádio-base). Em caso de queda de energia, essa estrutura pode ser até mais prejudicada que o serviço de internet fixa, explicou Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.