Análise: VIDEOVERSE é uma maneira genial de retratar como os gamers se organizavam no início da internet

Atualmente, estamos acostumados com diversos sites e produtores de conteúdo falando sobre a maioria dos jogos em evidência, e alguns até mais obscuros, porém, nem sempre as coisas foram assim. Houve uma época, nos primórdios da internet, em que os jogadores se aglutinavam em fóruns e grupos para comentar as novidades trazidas pelas revistas mensais — lembram delas? Eu ainda tenho as minhas muito bem guardadas.
VIDEOVERSE revive a nostalgia desse tempo, recriando um fórum online que traz o bom e o ruim das interações em rede daquela época, com uma narrativa profunda que lida com amizades virtuais, cyberbullying e sentimentos.
Atrás de cada tela, há um coração
O Videoverse é uma rede social acessível pelo console Shark que, apesar da sua enorme fama, está para ser sucedido pelo Dolphin. Mesmo com a troca de geração a semanas de acontecer, a comunidade ainda se mostra engajada, principalmente por causa do game Feudal Fantasy, que promove discussões, especulações e até fan arts, postadas nas comunidades. Com a chegada de um novo console, uma nova rede social também será implementada e isso causa uma comoção em meio a comunidade.

Emmett é um jovem de 15 anos, que apesar de ter nascido na Inglaterra, vive na Alemanha desde os seus seis. Ele é um grande fã de Feudal Fantasy e do próprio Shark, que ele joga há tempos. A missão de VIDEOVERSE é vivenciar pelos olhos do jovem como a comunidade se comporta e o impacto que isso pode causar nas vidas de quem está ali, dia após dia comentando as coisas.
O jogo é composto de oito capítulos, que resumem o último mês de vida do Videoverse e do Shark. Emmett é um membro ativo na rede social e pode interagir com seus amigos trocando mensagens, entrando nos diferentes fóruns e deixando comentários, curtindo postagens e até mostrando um pouco dos seus desenhos. Outra parte importante é a de reportar os “trolls”, que sempre deixam comentários maldosos sem a menor necessidade.






